Professional Homepage

Eng°. Elet. Igor Lopes Mota

Sejam bem-vindos!

A ILM Engenharia Elétrica é uma empresa de prestação de serviços especializados nas áreas de proteção e controle, supervisão e automação. Realiza dimensionamento e comissionamento de sistemas de SPCS e equipamentos elétricos em geral, desenvolvimento de projetos elétricos de BT, MT e AT, paineis elétricos de BT e MT.
Há 3 anos no mercado, seus principais atributos são: competência técnica e agilidade.
Seu corpo técnico é formado por profissionais pós-graduados em áreas específicas de suas atividades: Proteção de Sistemas Elétricos, Instalações Elétricas Prediais, Automação de Subestações. Treinados pelos principais fabricantes disponíveis no mercado: ABB, Siemens, SEL, Schneider-Electric, etc.
Estamos esperando você para uma cotação dos nossos serviços. Conte sempre conosco!





1 de dezembro de 2010

Projeto e Proteção de Subestação


"Coletânea Sobre Dimensionamento de Componentes de uma Subestação e Estudo de Caso"
Especialização em Instalações Elétricas Prediais - UFG 
Mota, I. L.


A energia elétrica gerada nas usinas hidrelétricas ou termoelétricas é controlada através de um conjunto de equipamentos de proteção, controle e seccionamento que juntos caracterizam uma subestação de energia, de forma a garantir confiabilidade, segurança e um nível de qualidade satisfatório. Para atender a todos estes requisitos, vários critérios e normas devem ser seguidos levando-se em conta a necessidade de cada instalação e o custo de implantação do sistema. De toda forma, uma subestação sempre passa pelo campo da necessidade do cliente, pelas características físicas destinadas ao seu fim, pela sua localização em relação aos demais prédios da edificação, pela segurança dos equipamentos instalados e, principalmente, pela segurança dos seus operadores. O correto dimensionamento físico do abrigo ou da estrutura de sustentação da subestação, o correto cálculo de corrente de curto-circuito da instalação e uma proteção elétrica bem coordenada e eficiente garantem um bom nível de segurança de uma subestação, seja ela de média ou alta tensão. Nesta monografia será desenvolvido um estudo básico sobre subestações de média tensão para cargas de até 5,0 MVA.

Link para download:


Bom estudo à todos!

0 comentários:

Postar um comentário

Arquivos já publicados

 

Translate